7 lugares para viajar em agosto

Viajar é muito bom, e para aproveitar o melhor de cada destino, vale ficar atento aos calendário climático e fenômenos naturais sazonais para não cair em furadas.  Além disso, dependendo do local, há variações de baixa e alta estação, acompanhadas de subida e queda de preços. Pensando em tudo isso, fizemos uma lista de lugares para onde viajar em agosto no Brasil e no mundo.

Lugares para ir em agosto: Botswana e a maior colônia de elefantes da África 

Onde ir em Agosto: passeio de barco pelo parque Chobe.
Onde ir em Agosto: passeio de barco pelo parque Chobe.

Pouco visitado e com riquezas naturais por todos os cantos, Botswana é um país que oferece inúmeras atrações, desde a capital vibrante de Gabarone até as paisagens selvagens do Parque Nacional de Chobe (Se quiser saber mais sobres safaria na Africa, leia também o nosso post Safari na África do Sul, Kruger e reservas privadas: entenda como é).

O mês de gosto está entre os melhores para a visitação. É inverno, com manhãs agradáveis e noite mais frescas e frias. Além disso, a frequência de chuva é baixa, facilitando os passeios, principalmente para a observação da fauna e flora local.

Os safáris são imperdíveis s e guardam as maiores belezas do país. É no Parque Nacional de Chobe, no norte de Botswana que a maioria acontece, pois tem maior população de elefantes do mundo, chegando aos 120 mil animais. Também podem ser observados babuínos, impalas e várias espécies de aves nativas.

Os safaris são feitos por terra, em jipes, ou pelos rios, em barcos. A segunda opção dá uma visão diferenciada da região e a aproximação é maior, respeitando o habitat do animais.

Vale lembrar que os parques privados também oferecem esses passeios. É preciso entrar em contato com o lodge com antecedência e verificar a disponibilidade dos safaris, pois eles são limitados.

Com o mesmo estilo natural, tem o passeio pelo rio Okavango. Paisagens ricas em vida animal, o trajeto é feito em barcos. Os mais populares são os Mokoros, pequenas balsas para até dois passageiros.

Essa embarcação pequena chega a lugares que os demais veículos não conseguem ir, principalmente á uma área habiatada por hipopótamos.

A última opção de safári é pela área de Kalahari, que até pouco tempo era fechada para visitação. A vida animal por lá é mais selvagem, justamente por ter sido aberta a poucos anos, e abriga leões, guepardos e também girafas.

Agora, se você se sentir inseguro de fazer a viagem por conta própria, a dica é utilizar os serviços da Mkt Collection. Eles conectam os viajantes com agências de viagem especializadas nos diferentes cantos do mundo, incluindo Botswana.

Onde ficar em Botswana:

Para fica hospedado no parque Chobe, com vista para as belezas africanas, uma boa opção é o Ngoma Safari Lodge. Os quartos são decorados com peças artesanais típicas e possuem janelas panorâmicas com vista para o safari. Há passeios privados que devem ser reservados com antecedência.

Um outro lodge bem localizado é Xaro Lodge, em Shakawe (na parte noroeste de Botswana). Ele fica em frente ao rio Cubango, onde diferentes espécies podem ser observadas dos quartos. Falando nisso, as acomodações são amplas, com varandas privativas e decoração nativa em madeira.

Onde ficar em Botswana: o luxuoso Ngoma Safari Lodge.
Onde ficar em Botswana: o luxuoso Ngoma Safari Lodge.
Onde se hospedar em Botswana: vista dos quartos do Xaro Lodge.
Onde se hospedar em Botswana: vista dos quartos do Xaro Lodge.

Lugares para viajar em agosto: Bonito 

Lugares para viajar em agosto: os rios de Bonito são impressionantes.
Lugares para viajar em agosto: os rios de Bonito são impressionantes.

Paisagens intocadas com grutas, cachoeiras e rios que formam piscinas naturais fazem parte do cenário exuberante de Bonito. Os passeios são marcados, com número limitado de visitantes por vez, perfeito para quem quer curtir com tranquilidade (veja o nosso post completo Roteiro Bonito: o que fazer e os melhores passeios).

Em agosto o clima da cidade é seco, com pouca chuva e temperaturas amenas durante os dias e noites frescas.

É nessa época do ano que os rios estão mais cristalinos e com maior visibilidade, perfeitos para pratica de mergulho e flutuação.

Os mais bonitos da região são o Rio da Prata, Suciri e Nascente Azul, com cores que variam do azul turquesa ao verde. As cachoeiras também estão no roteiro de Bonito. Quedas d’água e pequenas grutas fazem parte do Parque das Cachoeiras, o mais conhecido e visitado da região.

Outros dois passeios merecem destaque na viagem:

  • A gruta Azul, símbolo de Bonito. Após descer a gruta e observar as estalactites e estalagmites que se espalham pelas paredes, chega-se ao lago de cor azul intensa, que dá nome ao lugar.
  • E o abismo de Anhumas, perfeito para os amantes de aventura. O pacote inclui rapel e mergulho, com um cenário natural de tirar o fôlego.

Onde ficar em Bonito:

Uma boa opção de hospedagem em Bonito é a Pousada Águas de Bonito. A propriedade está localizada em uma área rodeada de jardins e em meio aos rios e mata preservada. Além disso, há uma agência no hotel que reserva os passeios pelo pontos turísticos da cidade.

Outra, que abriu a pouco tempo, é a Pousada Arte da Natureza, bem no centro de Bonito. As instalações são modernas, com quartos grandes, piscina ao ar livre, estacionamento e um balcão para agendar passeios pela região.

Onde se hospedar em Bonito: área verde da Pousada Águas de Bonito.
Onde se hospedar em Bonito: área verde da Pousada Águas de Bonito.
Onde ficar em Bonito: área da Pousada Arte da Natureza.
Onde ficar em Bonito: área da Pousada Arte da Natureza.

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Viagem em agosto: as lagoas dos Lençóis Maranhenses ainda estão cheias.
Viagem em agosto: as lagoas dos Lençóis Maranhenses ainda estão cheias.

Considerado uma das jóias brasileiras, os Lençóis Maranhenses estão entre os destinos naturais mais procurados do país (leia o nosso post Lençóis Maranhenses: guia completo).

A melhor época de visitação é quando as piscinas naturais, formadas pela chuva, estão cheias. O mês de agosto está dentro deste período, com boas opções de hospedagem e passagens aéreas.

A principal partida para os lençóis é Barreirinhas, a quatro horas da capital São Luis. Dá para chegar até a cidade de carro alugado com com transfer (partindo do aeroporto ou de hotéis de São Luís). As empresas que oferecem o serviço são:

Elas também vendem pacotes para os passeios dentro do Parque Nacional, incluíndo as lagoas, passeios no rio e outras atividades.

Ao chegar lá, a paisagem de areias brancas se espalha pelo horizonte, pontilhada por lagoas de todos os tamanhos e tons esverdeados. Vale informar que é obrigatório estar acompanhado de guias credenciados para entrar no Parque dos Lençóis.

As maiores atrações da região são as lagoas Bonita e Azul. As duas são verdadeiras piscinas, com águas calmas e temperatura agradável. Para chegar nelas é necessária uma caminhada pelas dunas, mas o esforço vale à pena.

Recomendamos reservar um dia para cada uma delas, mas se o tempo for curto, vá na lagoa Azul pela manhã e na Bonita a noite, pois o pôr do sol da segunda é um verdadeiro espetáculo.

Outro passeio bacana é o de voadeira pelo Rio Preguiças, que corta a cidade de Barreirinhas em direção ao mar. Durante o percurso, cenários com mangues e dunas se misturam, mostrando a diversidade natural do Maranhão. O espetáculo termina com o pôr do sol visto do Rio.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses:

Em Barreirinhas o Encantes do Nordeste é uma ótima pedida de hospedagem. Ele tem chalés em estilo rústicos, varandas privativas e ainda oferece atividades como passeio no rio, excursões em veículo 4×4 e translado para São Luís e Jericoacoara.

Porto Preguiças Resort também é bem localizada (a 10 minutos do cento) e tem estrutura para toda a família. Ela tem quartos grande e confortáveis, piscina externa, academia e quadra poliesportiva.

Onde ficar em Barreirinhas: os charmosos chalés da Pousada Encantes do Nordeste. 
Onde ficar em Barreirinhas: os charmosos chalés da Pousada Encantes do Nordeste.
Hospedagem em Barreirinhas: Complexo do Porto Preguiças Resort.
Hospedagem em Barreirinhas: Complexo do Porto Preguiças Resort.

 Sul da Bahia: roteiro para viajar em agosto

Lugares para viajar em agosto: a charmosa vila de Caraíva.
Lugares para viajar em agosto: a charmosa vila de Caraíva.

O litoral sul da Bahia está entre os melhores destinos para se conhecer no mês de agosto. É a época com menos chance de chuvas, as temperaturas continuam elevadas e a baixa temporada oferece bons preços de hotéis e passagens aéreas (leia também o post Caraíva, um lugar pra amar na Bahia).

A melhor opção para aproveitar é fazer uma road trip que vai de Porto Seguro à Caraíva, passando pelas belezas naturais da costa baiana.

O roteiro conta com praias de areias brancas e mar com tons que variam do azul ao verde esmeralda.

Algumas das praias imperdíveis são a do Espelho, famosa por suas piscinas naturais; Ponta de Itaquena, área de preservação permanente com desova de tartarugas marinhas, além de Trancoso e Caraíva.

Além disso, o litoral sul da Bahia recebe a visita das baleias jubarte entre os meses de julho e outubro, época de migraço da espécie. Empresas locais especializadas oferecem passeios para observação, acompanhados por biólogos que explicam um pouco sobre os animais.

Para que gosta dos passeios ecológicos, há também o Parque Nacional do Pau-Brasil. É a maior reserva da árvore que dá nome ao país e tem muitas atividades para a família, como arvorismo, trilhas e cachoeiras.

Onde ficar no Sul da Bahia:

O ideal é fazer a Road trip usando algumas das cidades como base. Recomendamos a hospedagens em Arraial D’Ajuda, Trancoso e na simpática vila de Caraíva.

O hotel Arraial D’ajuda Eco Resort fica em Arraial, em frente as águas claras da praia. Há opções de acomodações para toda a família, salão de jogos, centro de mergulho, piscinas e parque aquático.

Em Trancoso, relaxe no hotel Pousada Segredos de Trancoso, a pouco minutos da praia dos Nativos. Os quartos são amplos, com decoração tropical e opções com mini cozinha e ante sala.

Já em Caraívas, a Pousada Lagoa é uma das opções mais charmosas. Entre o rio e a praia, a decoração rústica e tropical dão um toque especial ao clima praiana.

Hotéis em Arraial D'ajuda : pé na areia do Arraial D'ajuda Eco Resort.
Hotéis em Arraial D’ajuda : pé na areia do Arraial D’ajuda Eco Resort.
Onde ficar em Trancoso: piscina da Pousada Segredos de Trancoso.
Onde ficar em Trancoso: piscina da Pousada Segredos de Trancoso.
Onde ficar em Caraíva: Cabanas da Pousada Lagoa.
Onde ficar em Caraíva: Cabanas da Pousada Lagoa.

 Minas – Tiradentes, Ouro Preto e Mariana

Onde ir em Agosto: Tiradentes também é destino para crianças.
Onde ir em Agosto: Tiradentes também é destino para crianças.

Mais um da lista de lugares para viajar em agosto. As riquezas mineiras vão além das belas naturais. A culinária, arquitetura histórica e povo acolhedor fazem do Estado uma das melhores opções para se visitar no país (veja também os posts Tiradentes, um roteiro delicioso em Minas Gerais e Semana Santa em Ouro Preto).

Em agosto, as temperaturas estão mais baixas, chove pouco na região e as cidades da Rota Imperial oferecem opções baratas  de hospedagem e atividades para quem viaja com a família ou a dois. Além de Ouro Preto e Mariana, vale a pena dar uma esticada até Tiradentes e conhecer um pouco do cenário colonial nacional.

Para fazer esse roteiro, é preciso saber que as cidades de Ouro Preto e Mariana ficam a pouco mais de 2 horas e meia  de Tiradentes.

Como Ouro Preto é maior e tem mais atividades, deixe para visitar Tiradentes no final da viagem e relaxar pelas ruas entre os casarões antigos e aproveitar o pôr do sol de alguma ladeira.

Comece cedo pela cidade de Ouro Preto, que ganhou o título de Patrimônio Histórico da Humanidade por abrigar o maior conjunto de obras barrocas brasileiras. São igrejas, casarões e museus com esse estílo artístico.

Os principais são Igreja são Francisco de Assis, Matriz Nossa Senhora do Pilar e o Museo da Inconfidência, mas a listagem é grande e cada uma delas vale a pena à visita. Não esqueça de, entre uma igreja e outra, aproveitar as feiras de artesanato local que usam a pedra sabão como principal matéria prima. Os itens de decoração estão entre as peças mais procuradas.

Reserve um dia para conhecer Mariana, a cidade mais antiga de Minas Gerais, que fica a pouco menos de 30 minutos de Ouro Preto. Se estiver na região em um final de semana, faça a visita por trem. O passeio só acontece aos sábados, domingos e feriados, dando uma sensação de voltar no tempo. E

m Mariana a arquitetura e história também fazem parte do roteiro, mas, se der para incluir na viagem, vá conhecer a Mina de Ouro da Passagem. Ela foi uma das maiores minas de exploração de ouro do país e está aberta a visitação, com direito a passeio pelos corredores de extração de minério.

O fim do roteiro fica reservado para Tiradentes. Em qualquer esquina há um bom restaurante caseiro que serve os mais variados pratos. Feijão tropeiro, tutu e toremos não faltam, assim como os doces e quitutes. Imende entre uma biliscada e outro o passeio pelo centro histórico e pelas feiras de artesanato.

Para aqueles que querem contato com a a natureza, as trilhas da Serra de São José e o passeio de Jipe são boas opções de diversão. Termine os dias do alto de alguma ladeira para apreciar o entardecer. A mais famosa dela fica em frente a Igraja de São Francisco de Paula, com vista privilegiada para o centro.

Onde ficar em Minas:

Tanto Tiradentes quanto Ouro preto possuem hotéis e pousadas com estilo mineiro rústico e aconchegantes. Em Tiradentes, a Pousada do Ó fica no centro histórico, em uma casa histórica preservada, com decoração colonial.

Já em Ouro Preto, aposte no Hotel Solar do Rosário, que fica em um edifício colonial a menos de 10 minutos de caminhada de centro histórico. O café da manhã é cheio de delícias mineiras e há um charmoso jardim na propriedade.

Onde ficar em Tiradentes: arquitetura da Pousada do Ó.
Onde ficar em Tiradentes: arquitetura da Pousada do Ó.
Onde ficar em Ouro Preto: Hotel Solar do Rosário.
Onde ficar em Ouro Preto: Hotel Solar do Rosário.

Caribe em agosto: Curaçao

Destinos em agosto: a cor impressionante da praia de Jan Thiel em Curaçao.
Destinos em agosto: a cor impressionante da praia de Jan Thiel em Curaçao.

Longe da rota de furacões e com as belezas paradisíacas do Caribe, Curaçao é a opção certa para quem quer viajar no mês de agosto para essa região (leia também o nosso post Curaçao: uma das ilhas mais bonitas do Caribe).

As temperaturas ficam altas e chove pouco durante os dias, perfeito para quem quer aproveitar o clima tropical da região. O que não falta mesmo é opção de passeios para todos os gosto, principalmente para quem viaja com crianças.

Já que o mar é do Caribe, as prais são, sem dúvida, as principais atrações. Dentre todas, a praia de Kenepa e Porr Marie são consideradas as mais bonitsa. As águas claras e mar calmo convidam à relaxar nas areias ou curtir um mergulho refrescante.

Outro passeio imperdível e não muito conhecido é ir até a pequena ilhota chamada Klein Curaçao, que fica ao sul de Curaçao. O passeio não está entre os mais baratos, fica em média $100 doláres por pessoa, e a viagem de barco dura em torno de uma hora e meia em mar aberto, mas o visual vale todo o esforço. A empresa que faz é a Blue Finn Charters.

O azul esverdeado do mar e a areia branca da praia formam um contraste perfeito, criando o clima de paraíso na terra. A melhor atração por lá é relaxar ao sol e explorar a transparência da água com snorkel. A tartarugas são visitas frequentes e faze o passeio ser mais bonito ainda.

Por fim, os passeios no Mercado Velho, com restaurantes típicos, e as construções coloridas nos agitados centros de Punda e Otrobanda fecham o roteiro de Curaçao.

Caminhar pela manhã por esses lugares e aproveitar a visita vale à pena, mas é a noite que as luzes iluminam as ruas e a animação toma conta da atmosfera. O cartão postal da ila são os casarões holandeses de Punda, com os melhores e mais famosos restaurantes típicos.

Para aproveitar um clima mais local, que é frequentado por moradores, Otrobanda é a melhor opção, também com passeio a beira rio.

Alguns passeios em Curaçao:

  • barco no por-do-sol
  • escapada Jan Thiel
  • barco com snorkeling tour
  • blue room 
  • tour de meio dia para Port Mari
  • barco privativo para Klein Curaçao (fica em conta se for em grupo!)

Onde ficar em Curaçao:

Aproveite as belas praias de Curaçao em um hotel charmoso próximo ao centro de Willemstad. O Saint Tropez perto de Punda e a 15 minutos do Mercado Flutuante. Há opções de quartos para casais e também para famílias, com varandas privativa virada para o mar.

Outros bem legais, e com boa localização, são o Piertemai Apartments, o Papagayo, e o Morena.

Hotéis em Curaçao: Saint Tropez Apartments & Suites.
Hotéis em Curaçao: Saint Tropez Apartments & Suites.
Onde se hospedar em Curaçao: quarto do Piertemai Apartments.
Onde se hospedar em Curaçao: quarto do Piertemai Apartments.

Yosemite – Califórnia

Yosemite em agosto

Curtir a natureza, montanhas, vales, lagos e trilhas são algumas das atrações de Yosemite, um dos parques naturais mais procurados e famosos dos Estados Unidos.

O mês de agosto está entre os mais bonitos para visitá-lo, pois os lagos se transformam em verdadeiras praias e as quedas d’água estão com mais volume e cheias de vegetação.

É possível chegar em Yosemite das principais cidades do oeste americano, mas a mais próxima delas é San Francisco, a 4 horas de carro.

As atividades ao ar livre são muitas por lá. De mirantes a caminhadas por trilhas, lagos e quedas d’água por todos os lados, o difícil é ficar parado. O Yosemite Valley é o ponto mais conhecido de parque, com montanhas de granito que formam um vale denso, com pinheiros e uma cachoeira ao fundo.

No caminho também há um rio que é parada obrigatória para se refrescar. Além disso, os piqueniques são muito famosos, então leve seus lanches para ficar admirando a vista enquanto recarrega as energias. Não esqueça também de sempre recolher o lixo, pois a fiscalização do parque é rigorosa.

Entre as trilas, há opções para os iniciantes e para aqueles que querem mais aventura. As mais leves são as feitas na cachoeira Bridevail e Lower Yosemite Falls. Como elas são mais mais fáceis, costumam receber mais visitantes, então chegue cedo.

As mais avançadas são a Upper Yosemite Falls, com 11 km de caminhadas e subidas, e Half Dome, com mais de 25 km de trajeto, que leva a um dos ponto mais altos e com a vista mais bonita do parque.

O que não pode ficar de fora do roteiro é a visita as famosas Sequoias gigantes. O principal bosque para visitar essas árvores é o Mariposa Grove, mas ele está fechado para reforma até o outono de 2017. Mas há duas outras opções para aproveitar. A primeira delas é o Toulumne Grove, com acesso fácil por uma trilha de 5 km. A segunda é a Merced Grove, que fica ao final de uma trilha mais inclinada de 5 km. Em ambas é possível apreciar grandes árvores milenares espalhadas pelos bosques.

TOURS EM YOSEMITE QUE VALEM À PENA:

  • 1 dia saindo de São Franscisco
  • camping  e aventura de três dias em Yosemite
  • 3 dias saindo de Los Angeles e passando por Santa Barbara e Carmel 

Onde ficar em Yosemite:

Há hoteis nas pequenas cidades que ficam ao redor do parque, mas há também opções para quem quer curtir o tempo 100% dentro dele, em contato com a natureza.

As opções , nesse caso, é barraca ou motorhome. Quem quer reservar um espaço em uma das opções dentro de Yosemite deve fazer a reserva com antecedência, já que há muita procura nessa época.

A cidade de Oakhurst tem boas hospedagens e é a mais próxima da entrada do Parque (cerca de 25 km). Indicamos o hotel Best Western Plus Yosemite Gateway Inn, que possui quartos simples, com opções para família, e oferece café da manhã na diária. As opções de hotéis e áreas de camping são reservadas diretamente pelo site do Yosemite National Park.

Onde ficar perto de Yosemite: Western Plus Yosemite Gateway Inn.
Onde ficar perto de Yosemite: Western Plus Yosemite Gateway Inn.
Quarto do Western Plus Yosemite Gateway Inn.
Quarto do Western Plus Yosemite Gateway Inn.
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *